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Solar, Baterias e Célula de Combustível: a Microrrede do Aeroporto JFK

A maior microrrede em aeroportos dos EUA terá capacidade total de 12 MW, sendo 6,6 MW apenas de módulos solares instalados em telhados.

  

Imagem: Divulgação


O Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Queens, Nova York, que está passando por uma grande reforma que custará ao todo de US$ 19 bilhões, começou em setembro a construir o formidável sistema próprio de energia do chamado New Terminal One.


O sistema consiste na maior microrrede de aeroportos dos EUA, com 12 MW, que abastecerá metade da carga de energia do terminal e eletrificará todas as operações terrestres.

 

A instalação incluirá 6,63 MW de energia solar em telhados, 3,84 MW de células de combustível e 1,5 MW/3,34 MWh de armazenamento de energia em baterias.


A microrrede também fará a recuperação do calor das células de combustível para gerar água gelada e água quente para o terminal.


O sistema fotovoltaico, com 13.000 módulos, será o maior já instalado em telhados na cidade de Nova York, ocupando área de 34,4 mil m2 (como curiosidade, isto é mais de três campos de futebol com as dimensões máximas regulamentadas pela FIFA, 120 x 90 m).


Será também o maior sistema fotovoltaico de telhado entre todos os aeroportos dos EUA.

 

A construção da microrrede é liderada pela AlphaStruxure, empresa responsável por todo o projeto, financiamento, construção e operação segundo um contrato de EaaS – Energy as a Service.


A empresa fornecerá ao New Terminal One a energia a um custo previsível por meio de contrato de longo prazo.


A AlphaStruxure é uma joint venture entra a Schneider Electric e o grupo de investimentos Carlyle Group.


A Schneider Electric fornece ao projeto a tecnologia de microrredes, controles, software e serviços.

 

O projeto exigiu a superação de desafios técnicos relacionados à mitigação do brilho dos painéis solares.


Estudos foram conduzidos para garantir que a luz do sol refletida nos módulos não impactasse a visibilidade dos pilotos das aeronaves ou dos controladores do voo.


A arquitetura do telhado do Novo Terminal Um, com vários ângulos e superfícies, também não ajudou muito.

 

“No que se refere à energia, os aeroportos estão enfrentando uma ‘tempestade perfeita’: mais passageiros, mais eletrificação, mais interrupções e mais necessidades de capacidade com uma infraestrutura de energia envelhecida e cada vez menos capaz de acompanhar”, disse em comunicado Juan Macias, CEO da AlphaStruxure.


Segundo ele, a microrrede vai não apenas fornecer resiliência energética aos usuários do New Terminal One, mas também ajudar nas metas da cidade, do estado, e da Autoridade Portuária para redução de emissões de carbono.

 

A instalação dos painéis solares começará no início do ano que vem, quando terminar o a instalação da infraestrutura de cabeamento.


O armazenamento em baterias e o equipamento de células de combustível serão construídos no final de 2025.

 

Fora do escopo do projeto, a Autoridade Portuária de Nova York está supervisionando a construção de um carport solar de 12 MW em um dos estacionamentos do aeroporto, que incluirá 7,5 MW de capacidade de armazenamento em baterias.


Fonte: Fotovolt

 

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