O sistema tem potência de até 15 kW e sua energia é utilizada para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido.
Imagem: Divulgação
A Randon, fabricante nacional de reboques e semirreboques para caminhões, iniciou uma fase de testes de modelo de semirreboque movido a energia solar.
Batizado de Randon Solar, o produto-conceito, em modelo frigorífico, foi entregue a um cliente da empresa, a Transportes Tozzo, de Chapecó, SC, para ser utilizado sob monitoramento e coleta de dados durante quatro meses.
O semirreboque utiliza em sua parte superior módulos solares fotovoltaicos flexíveis de alta eficiência, ultrafinos e resistentes a variações climáticas.
A energia gerada é utilizada para alimentar o aparelho de refrigeração híbrido, o que reduz uso de diesel durante a operação.
A potência instalada com o sistema completo pode chegar a até 15 kW, com possibilidade de geração de até 11,5 mil kWh por ano.
A tecnologia é dotada de um algoritmo de gerenciamento de energia, o que permite a operação do sistema sem necessidade de intervenção do motorista.
Todos os dados, como status do sistema e desempenho da geração solar fotovoltaica, podem ser acessados por aplicativo para dispositivos móveis ou por meio de uma interface disponível no produto.
Os dados preliminares de operação do semirreboque atestaram, segundo a Randon, que houve melhora na ergonomia do motorista, em função da redução de ruído do sistema frigorífico.
Além disso, há uma economia anual de até 1,8 mil litros de diesel, com uma redução de até 6 toneladas de gás carbônico lançadas na atmosfera por ano.
A autonomia do produto é de cerca de 22 horas para cargas refrigeradas e de 5 horas para cargas congeladas.
Fonte: Fotovolt
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